O material usado na escolha da roupa de cama tem uma influência crucial no seu ciclo de sono. Por exemplo, aqueles que tendem a superaquecer devem evitar lençóis sintéticos e de cetim e optar por lençóis de algodão respirável.
Os lençóis de cetim têm a sua malha muito fechada e como tal tendem a respirar menos do que os lençóis de algodão. É por esta razão que as pessoas que têm tendência em sobreaquecer durante a noite, devem escolher tecidos como o algodão e malhas mais abertas.
Tecidos sintéticos também retêm o calor, o que pode fazer com que você fique muito quente enquanto dorme. Isso pode levar a má qualidade do sono, inquietação e despertar frequente. Lençóis de algodão de qualidade são mais respiráveis e confortáveis e permitem que você auto-regule sua temperatura durante a noite, melhorando significativamente a qualidade do seu sono.
Algumas pessoas acreditam que a cor da roupa de cama também pode afetar o seu sono. As roupas de cama com tons mais claros tais como brancas, creme, cinza, azul são conhecidas por criar um ambiente mais elegante e relaxante.
Em essência, os lençóis mais confortáveis são uma questão de gosto e preferência pessoal. O importante é que sejam criadas todas as condições para uma boa noite de sono.